domingo, 5 de julho de 2009

NOSSA LÍNGUA, NOSSO PATRIMÔNIO

A língua é um dos maiores patrimônios culturais de um povo. Em alguns países, a língua nata é tida como algo muito valioso, um verdadeiro tesouro.

Aqui no Brasil, lamentavelmente, há uma enorme falta de compromisso com a nossa língua. Mas é tão grande esse "descompromisso" que até mesmo alguns educadores chegam ao cúmulo de afirmar que, não sendo eles professores de português, não precisam falar e escrever corretamente. Não é um absurdo?

Na verdade, ninguém é obrigado a saber falar e escrever de acordo com a norma-padrão, afinal, nem todos têm acesso a ela. Todavia, ao contrário do que muitos pensam, podemos nos expressar bem, com clareza e objetividade, dispensando, inclusive, as chamadas "palavras difíceis".

O hábito da leitura é o primeiro passo. A propósito, uma boa leitura, além de nos fazer viajar nas asas da imaginação, ainda é o melhor exercício para um aprendizado eficaz. O mais importante, contudo, é a consciência do compromisso que devemos ter com a nossa língua. Isso nos levará a um cuidado maior, um policiamento, como um sininho que avisará quando for cometido um deslize contra esta "Flor do Lácio", tão rica, tão bela e tão jogada às traças.

Não tenho a pretensão de ensinar português, quero apenas chamar a atenção do leitor que tem acesso à norma-padrão, para que procure evitar os vícios de linguagem, as gírias e os modismos que servem apenas para desvirtuar cada vez mais este nosso patrimônio. Vamos tentar?

Jandira

Um comentário:

  1. Janda, esse assunto é sempre atual e oportuno. Estava lendo o jornal do último domingo(05/07), quando deparei-me com o proficiente comentário do prof. Trindade sobre o mais recente adjetivo usado pelo jornalismo brasileiro. Trata-se de SANTOS JUNINOS. Equivocadamente estão usando esse termo em referência aos santos comemorados no mês de junho. Significa dizer que Santo Antônio, São João e São Pedro agora só são santos naquele mês. Pode uma coisa dessa? Isto lembra aqueles outros termos: erário público, veredicto final, check up completo e etc...
    Bjs

    ResponderExcluir