sexta-feira, 31 de julho de 2009

A VERDADEIRA AMIZADE

A amizade é uma das formas de amar mais sólidas, pois é um amor desinteressado, sereno, doce, fraterno. É um amor perene, como um rio caudaloso e calmo que encontra o mar e o abraça, mesmo quando ele (o mar) está bravo e violento. Assim é o amigo verdadeiro, sempre de braços abertos para acolher, sempre pronto para ouvir, aconselhar, confortar, advertir e até dar bronca, quando necessário.

O verdadeiro amigo sabe quando o outro precisa de uma palavra ou prefere o silêncio; sente-se feliz com o sucesso do outro e sofre junto nos momentos de infortúnio; não tem inveja, não trai, não ofende nem “puxa o tapete”.

É muito bom ter um amigo leal, companheiro, realmente merecedor da nossa total confiança. E eu sou uma pessoa privilegiada, pois tenho três amigos de verdade. Amigos, na mais real e completa acepção da palavra. Nesta foto da minha segunda formatura, apareço com a minha melhor amiga - Djanete, minha irmã querida, filha da minha madrinha Inácia que, infelizmente, já nos deixou.

Djan e eu quase nascemos juntas, mas eu vim dois anos antes dela. Crescemos juntas, brincamos e brigamos na infância; confidentes e até pombo-correio na adolescência. Djan sempre esteve por perto, mesmo quando estávamos distantes. Passamos por momentos muito bons (quando ela foi campeã brasileira de judô, por exemplo), e outros bem difíceis (quando recebi a notícia da morte do meu pai, ela estava ao meu lado, dando-me força).

Hoje somos mulheres maduras, cada uma com seus probleminhas, seguindo o curso da nossa vida (estressada ou não) e, por conta do corre-corre, das responsabilidades e até mesmo da indisposição para sair, nos vermos muito pouco. Todavia, de alguma forma estamos sempre em contato, e a nossa amizade continua como sempre foi: sólida e perene.

Jandira.

2 comentários:

  1. Poxa, Janda, que homenagem bacana! A Djan vai ficar muito contente com essa declaração de amizade sincera. Gostei muito. Tenho certeza que ela vai gostar também dessa homenagem.
    Beijos,

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. "Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito" (M.N).
    Legal, muito lindo.
    Ser amigo é ser complacente, ser amigo é ser defensor. Há amigos mais chegado do que um irmão (Pv)
    Muito Jandira.

    ResponderExcluir