quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COMPORTAMENTO

A imensidão azul, verde, siena claro... e eu
O ser humano é uma criação perfeita e muito complexa. A nossa capacidade de raciocinar é fantástica, infinita. Podemos analisar uma coisa qualquer de várias maneiras, e cada um enxergar de forma diferente, peculiar, mesmo que no final os conceitos sejam semelhantes. Nada é definitivo (estarei filosofando?).

Mesmo percebendo determinadas coisas, informações ou atitudes de forma diferente, o ideal seria que as pessoas tivessem uma visão mais aberta, de alcance mais amplo. Seria bem mais fácil o processo de adaptação ao meio em que vivemos cotidianamente.

A convivência é muito mais aprazível quando buscamos (ou pelo menos tentamos) entender o outro. Para tanto, torno a bater na mesma tecla, é necessário apenas que nos imaginemos no lugar do outro, na situação que está vivenciando. Inevitavelmente nos questionaremos: e se fosse comigo, qual seria a minha reação? Que atitude tomaria diante disso?

Desde a minha infância, cultivo o hábito de observar o comportamento das pessoas e dos bichos também, na tentativa de encontrar respostas para tantos questionamentos e de entender certas atitudes. Provavelmente isso aflorou em mim por causa da timidez, mais exacerbada até a adolescência. O fato é que, após tanto tempo de observação, minhas antenas captam sinais quase imperceptíveis aos olhos menos atentos. Confesso que algumas vezes me sinto tão diferente e tão sozinha neste planeta.

A propósito, não sou um ET, sou apenas uma pessoa muito observadora do comportamento humano, que apesar dos desencantos sofridos, continua movida a amor e razão.

Jandira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário