sábado, 5 de setembro de 2009

ÉTICA

Para muitas pessoas, ética é uma palavra bonita, muito utilizada nos discursos (geralmente demagógicos) e sempre cobrada... dos outros, é claro. Mas na prática, especialmente quando entram os interesses pessoais, aaah!...

De acordo com o dicionário Houaiss, dentre outras acepções, ética é o “conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade”.

É muito comum nos depararmos com pessoas levantando bandeiras de luta pela ética nisso e naquilo, cobrando comportamento ético de um e de outro, com um discurso bonito e inflamado. Pois sim! Quando seus interesses estão em jogo, mandam a ética para o ralo. É na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Creio ser mais ético refletirmos seriamente sobre nós mesmos, sobre o nosso comportamento para com o nosso semelhante, diante das diversas situações com as quais nos defrontamos pela vida afora, e se temos ética suficiente para cobrá-la do outro.

Uma pessoa que não tem ética, também não tem respeito, não tem educação e muito menos escrúpulos. É alguém que, para alcançar seus objetivos, não sente o menor constrangimento em “passar a perna” no outro. Será que uma pessoa assim tem paz de espírito? O senso crítico que cada ser humano possui não funciona nesse tipo de gente?

Apesar das decepções que estamos sujeitos a sofrer no decorrer da nossa existência, prefiro acreditar que cada indivíduo pode mudar os seus conceitos, o seu comportamento (é só querer!) e procurar ser uma pessoa melhor, íntegra, realmente merecedora de respeito e admiração.

Jandira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário