quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O CICLO DA VIDA

O ser humano nasce, passa pela infância - fase gostosa, descompromissada, inocente e de muita energia; aí vem a puberdade, a adolescência - período conturbado, cheio de mudanças, dúvidas, contestações, descobertas e muito vigor. É como um botão que começa a desabrochar; uma fruta que nem é verde nem madura. O processo de amadurecimento vai acontecendo durante a fase adulta - quando a pessoa passa a ser mais responsável, mais centrada, menos sonhadora e inconsequente. O botão finalmente desabrocha - é uma rosa; a maturação da fruta está completa.

Depois de atravessar essas etapas acumulando sabedoria, o indivíduo chega à velhice - o ocaso da vida. Esse período deveria ser de tranquilidade, satisfação e contentamento. Afinal, é tempo de colheita. Infelizmente, porém, muitas vezes a realidade é outra.

Os idosos, muito mais que os jovens, sofrem e definha
m por causa da solidão, da indiferença e do descaso. Na verdade, o que mais precisam e desejam nesta fase da vida é tão pouco, gente, e tão fácil de atender... Querem basicamente atenção, respeito, amor e carinho, necessidades essenciais para uma velhice suave e feliz.

Jandira.
nucoli@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Janda, eu fico impressionado com a sua criatividade. Parabéns!
    Beijos,

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Jandira,
    Você escreve de uma forma que impacta o nosso ser.
    Achei muito forte essa mensagem, mesmo porque, quando estamos na fase da maturação começamos a aprender que a vida é tão limitada, que "ontem" brincamos, pulamos, sorrimos, mas que a vida não é feita apenas de infantilidade. E que como disse certo autor:
    "A vida humana resume-se em três grandes fatos importantes: Nascer, Viver e Morrer. Mas o homem não se sente nascer, sofre ao morrer e se esquece de viver" (A.d).
    Precisamos na fase da maturação "aprender a viver os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios (Sl 90)".

    Misael Gomes

    ResponderExcluir