quarta-feira, 5 de maio de 2010

NORMA-PADRÃO

Antes denominada de norma culta, a norma-padrão é um modelo considerado ideal de utilização da língua falada ou escrita, que deve ser ensinado e seguido. É a maneira formal, erudita de se expressar.

Devemos respeitar os diversos falares do nosso povo e suas variantes linguísticas, pois essa enorme variedade de dialetos com seus sotaques e formas de expressão (o chamado português coloquial, usado em todas as camadas sociais) é riquíssima e muito interessante. Demonstra que a língua é viva e mutável.

Todavia, é imprescindível que todos tenham direito de acesso ao conhecimento da norma-padrão, para utilizá-la quando se fizer necessário, pois é um referencial que, de certa forma, unifica a linguagem formal de uma nação.

Todos nós, que temos acesso à norma-padrão, devemos ter um maior compromisso com a nossa língua. Para tanto, não precisamos lançar mão de palavras difíceis e desconhecidas ou de textos complicados e muito prolixos, pois assim nos tornaremos incompreensíveis e cansativos. O importante é que nos façamos entender de forma clara, objetiva, coerente e, de preferência, utilizando uma linguagem mais cuidadosa.

Falar e escrever bem não significa pedantismo, mas uma forma de transmissão dos nossos conhecimentos àqueles que não tiveram o privilégio de conhecer ou sentem dificuldade para aprender e apreender a norma-padrão; na verdade, é um ato de carinho com a nossa belíssima língua portuguesa.

Com boa vontade, muita leitura e atenção conseguimos nos expressar bem melhor, e um bom começo é evitar as gírias, os modismos e os vícios de linguagem. Acreditem, não é tão difícil assim.

Jandira.

2 comentários:

  1. Janda, minha irmã, que texto bem elaborado, de linguagem bonita e de entendimento fácil! Que lindo! Estou transbordando de orgulho. Também não poderia esperar outra coisa de você. Parabéns!!! Wow!!!

    Beijos para si,

    Carlos, seu brother

    ResponderExcluir
  2. Meu bem, como sempre, você é muito gentil.
    Obrigada e grandes beijinhos.

    Jandira.

    ResponderExcluir