segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A BELEZA EXUBERANTE DAS ITACOATIARAS DO INGÁ/PB

Há mais de uma década que pretendíamos fazer uma visita ao sítio arqueológico das Itacoatiaras do Ingá/PB, o que finalmente aconteceu no sábado (19/02).

Apesar da falta de infraestrutura, a beleza exuberante da natureza encarregou-se de tornar o lugar encantador, mágico.
Aquelas pedras enormes, com inscrições ou não, de texturas e formas diversas, as águas daquele rio tão vivo, tão cheio de força, a vegetação, a energia imanente... ah, fiquei enfeitiçada! Tive vontade de não sair mais de lá.
.
De acordo com os guias, este sítio arqueológico é o segundo mais importante do Brasil, ficando atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí.
.
A Paraíba tem uma profusão de lugares lindos, extraordinários. É lamentável que os governantes não deem o devido valor a essas riquezas naturais que poderiam gerar emprego e renda na área do ecoturismo.

Fizeram lá uma maquiagem para dar a impressão de que o lugar está bem cuidado e protegido, mas cadê a infraestrutura? Não tem restaurante, nem sei se tem banheiros, não tem sequer um ambiente agradável onde o visitante possa sentar para trocar ideias ou simplesmente para descansar.

Na verdade, é tudo muito precário, são dois garotos (os guias) encarregados de receber os turistas, um pequeno museu arqueológico e um casal de idosos à frente de um minguado local para a venda de refrigerantes, água mineral e uns parcos lanches, o que é uma pena, pois o cenário é realmente fantástico.
.
Fotos: Jandira.

2 comentários:

  1. O texto retrata o real descaso dado pelos governantes às Itacoatiaras do Ingá, que tantas e tantas vezes me acolheu e aos meus alunos de História Antiga, quando abordava a pré-história, na UEPB, centro de Humanidades de Guarabira-PB.
    O lugar é maravilhoso e não entendo porque os governantes não se interessam pela sua preservação.
    O casal de idosos sempre ali trabalhou (Renato o chefe da família) com as maiores dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. É realmente lamentável, prof. Martinho, o descaso com um sítio arqueológico tão importante. O lugar é lindo, mágico, com uma energia indescritível. Infelizmente, quase abandonado.

    ResponderExcluir