quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PERSPICÁCIA

A perspicácia é uma faculdade muito comum às mulheres. Os homens são mais desligados, desatentos. A mulher tem a visão do farol alto, alcança ao longe, utiliza muito bem os sentidos; já a visão do homem pode ser comparada ao farol baixo, é forte, mas com abrangência menos ampla.

Não sei se por falta de interesse ou preguiça mesmo, mas é comum o homem deixar de observar, desprezar detalhes importantes em variadas situações. O problema é que o resultado dessa “distração” pode ser bem desagradável. A mulher capta as intenções camufladas à distância, já os homens... demoram ou nem chegam a percebê-las. Obviamente, não se trata de um comportamento generalizado, afinal, “em toda regra há exceções”.

Ah, apenas a título de ilustração, outro dia encontrei um teste para verificar a minha capacidade de percepção no comportamento de pessoas que estejam faltando com a verdade, e o resultado foi este:

É difícil te enganar. Você é capaz de farejar uma mentira a quilômetros de distância. Além de ficar atento aos aspectos físicos, você é capaz de perceber as intenções de quem as conta por seus traços comportamentais. ‘Quando conseguimos perceber estes sinais, fica mais fácil se livrar de algumas situações embaraçosas, mas é preciso ter em mente que nunca conheceremos tanto uma pessoa ao ponto de ter certezas absolutas de suas intenções, por isso, observe sempre e não confie demais na sua percepção’, explica a especialista Karina Haddad Mussa”.

Tem um ditado popular que diz mais ou menos assim: “quando você pensa em plantar o milho, eu já comi a pamonha, faz tempo!”

(Imagem Yahoo!)

Um comentário: