segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NOITADA CULTURAL NO PONTO

Foi uma bela noite de festa a reinauguração do PCCN - Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana/PB. Trata-se de um espaço de disseminação de arte e cultura, templo do fazer artístico na busca incansável “por um mundo melhor”, especialmente para aqueles que estão sem perspectivas, esquecidos pelos poderes públicos e, muitas vezes, em situação de risco, ou seja, prestes a se perderem nas drogas, na prostituição, na marginalidade propriamente dita.

Tivemos entrega de placa de Honra ao Mérito Cultural para o Dr. José Mário Pacheco, um verdadeiro mecenas do PCCN; entrega do Troféu Zé da Luz ao ator Giuseppe Marcello, pelos seus vinte anos de teatro; apresentação de Alex do Hip Hop e do Grupo Ganzá de Ouro cantando repertório próprio, com músicas de Fábio Mozart e Orlando Otávio; o jovem cantor Lucas Martins nos encantando com sua bela voz ao interpretar música popular brasileira da melhor qualidade; o poeta Agenor Otávio fazendo uma declaração de amor à terrinha através da poesia e a honrosa presença do ilustre jornalista Arnaud Costa e sua doce Iraci.

Para abrilhantar ainda mais o evento, houve o lançamento do livro do Prof.
Dr. Romualdo Palhano, intitulado "Eu e a Rainha do Vale: de menino a rapazinho", e o relançamento do livro “História de Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, ganhador do Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura, de autoria do jornalista, poeta e dramaturgo Fábio Mozart, que também é o criador, coordenador e o principal dinamizador do PCCN, esse importantíssimo projeto sócio-cultural.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública, que tem objetivos bem interessantes, tais como: difundir a arte, a cultura local e regional; estimular a geração de emprego e renda em economia solidária; formar educadores/multiplicadores populares; incentivar o gosto pela leitura, dentre outras tantas metas.

Além da Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa, o PCCN oferece cursos de violão, mosaico, informática; oficinas de cinema, teatro, artesanato, música, dança, radialismo comunitário; tem também o GETI - Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, o Conjunto Regional Ganzá de Ouro e o Cineclube Vladimir Carvalho. Parans a todos que fazem o Ponto de Cultura continuar vivo, apesar das muitas dificuldades encontradas no decorrer desses dois anos de existência.

Foi um acontecimento e tanto, prestigiado por grandes personalidades e por muita gente simples que recorre ao Ponto à busca de uma opção, um norte para ocupar o tempo ocioso, aprendendo coisas novas, vislumbrando novos horizontes. Além de tudo isso, devo dizer que o reencontro com os amigos teve um sabor especial, degustado através da troca de muitos abraços. Foi super legal, muito bom mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário